Comissão Científica

Painel de ilustres clínicos/investigadores que se destacam na área de Medicina, Fisioterapia e Exercício, cuja função é auxiliar na elaboração do conteúdo programático das várias edições PRACTICE.

Robert E. Sallis, MD, FACSM

Robert E. Sallis, M.D., FACSM

Presidente da iniciativa “Exercise is Medicine” . Anteriormente atuou como presidente (2007-08) do American College of Sports Medicine (ACSM). Dr. Sallis recebeu seu diploma de Bacharel em Ciência da Academia da Força Aérea dos EUA e seu grau médico da Texas A & M University. Ele completou sua residência em medicina da família na Kaiser Permanente Medical Center, em Fontana, Califórnia, onde atuou como residente-chefe. Ele serviu como o médico da equipe principal em Pomona College desde 1988, e possui um Certificado de Qualificações Adicionado em medicina desportiva. Dr. Sallis palestra e publica extensivamente na área de medicina desportiva e serve como chairman do Comité Consultivo de Ciência ao Conselho Governador Schwarzenegger sobre Aptidão Física e Desporto. Ele recebeu o Prémio de Liderança 2008 da Comunidade de Conselho do Presidente sobre Aptidão Física e Desporto, e de 2009 Leonardo da Vinci prémio para a liderança internacional em medicina desportiva da Federação Italiana de Medicina Desportiva. Dr. Sallis atualmente atua como editor-chefe do jornal clínico da ACSM, atual Sports Medicine Reports.

José Luís Themudo Barata, MD, MsC, PhD

José Luís Themudo Barata, MD, MsC, PhD

Licenciado em Medicina em 1978, pela Faculdade de Medicina de Lisboa, Mestrado em 1994 na mesma faculdade sobre "Técnicas de Quantificação da Gordura Corporal em Desportistas" e doutorado pela mesma Faculdade em 2006 sobre "Actividade Física na Obesidade"". É especialista em Medicina Interna e em Medicina Desportiva, dentro desta dedicando-se à Nutrição. É o Director do Serviço de Nutrição e Actividade Física do Centro Hospitalar da Cova da Beira. Como especialista em Obesidade Controlo de Peso exerce clínica nestas áreas. É professor universitário destas matérias: na Faculdade de Medicina e na de Desporto da Universidade da Beira Interior e no Curso de Nutrição do Instituto Superior de Ciências da Saúde do Sul na Caparica.

Shane Patman, PT, MsC, PhD

Shane Patman, PT, MsC, PhD

Professor Associado Shane Patman é um especialista em Fisioteapia cardiorrespiratória premiado pelo Colégio Australiano de Fisioterapeutas em 2009) atualmente trabalhando na Escola de Fisioterapia da Universidade de Notre Dame Austrália. Shane graduou-se na Universidade de Sydney, e em seguida, completou um Mestrado(1999) e depois um Doutorado (2005), ambos na Curtin University. Também completou uma Pós-Graduação em Ensino da Universidade de Notre Dame (2007) e Diploma do curso Administração com o Instituto Australiano de Diretores da Companhia (2011).
Shane começou na Notre Dame em 2005; antes tinha estado a trabalhar como fisioterapeuta sênior na Unidade de cuidados intensivos do Hospital Royal Perth, desde 1994. Atualmente Shane mantém uma consulta clínica como fisioterapeuta sênior na UTI em fins de semana no Hospital Fremantle.
Além de Notre Dame Shane está ativamente envolvido com a profissão de fisioterapia. Ele está envolvido com o registro (WA Diretoria do Conselho de Fisioterapia da Austrália), a acreditação (Australian Fisioterapia Conselho) e é diretor do Conselho da Associação de Fisioterapia australiano. Shane também tem assento no Conselho de Censores do Colégio Australiano de Fisioterapeutas e é o presidente inaugural da Confederação Internacional de cardiorrespiratórias fisioterapeutas (um subgrupo da Confederação Mundial de Fisioterapia).

Isabel Maria Sander de Souza Guerra, PT, MsC

Isabel Maria Sander de Souza Guerra, PT, MsC

Fisioterapeuta pela Escola de Reabilitação de Alcoitão
Mestre em Gestão de Serviços de Saúde, INDEG-ISCTE
Curso Complementar de Ensino e Administração para Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica
Coordenadora da Unidade Curricular Trabalho de Projecto /Estágio e Relatório do Mestrado em Fisioterapia, ESSA
Coordenadora do Ramo de Especialidade “Saúde da Mulher”do Curso de Mestrado em Fisioterapia, ESSA
Docente e Responsável pela unidade curricular “Sistemas de Saúde e Gestão em fisioterapia” do 4º ano da licenciatura bietápica em fisioterapia
Docente da pós-graduação em Fisioterapia em Pediatria, ESSCVP
Docente e Responsável pela unidade curricular “Gestão e Administração de Unidades de Saúde” do 4º ano da licenciatura bietápica em fisioterapia, ESSCVP
Directora da revista “FISIO” da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas
Prémio Carreira atribuído pela Associação Portuguesa de Fisioterapeutas no ano 2005.

Fernando Ribeiro, FT, MSc, PhD

Fernando Ribeiro, PT, MsC, PhD

É Licenciado em Fisioterapia, Mestre em Ciências do Desporto com especialização em Actividade Física para a 3ª Idade. Doutorado em Actividade Física e Saúde.
É Professor Coordenador Convidado sem agregação do Departamento de Fisioterapia do Instituto Politécnico de Saúde do Norte, CESPU, crl. Acumula funções de Investigador na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.
Tem formação especializada em Reabilitação Cardíaca acreditada pelo European Board for Accrediation in Cardiology (EBAC).
Actividade científica como Revisor de várias revistas cientificas internacionais, incluindo Journal of Applied Physiology, International Journal of Sports Medicine, Experimental Aging Research, Neuroscience & Biobehavioral Reviews, Archives of Exercise in Health and Disease, Journal of Sports Sciences, Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Consultor científico da publicação da Consumer Reports on Health.
É autor e co-autor de mais de 30 artigos em revistas peer-review nacionais e internacionais indexadas.
É Autor e co-autor de mais 50 comunicações (comunicações orais a convite, comunicações em poster e outras comunicações orais) em congressos nacionais e internacionais.

Stuart Biddle, PhD

Stuart Biddle, PhD

Depois de uma licenciatura em Educação Física e Estudos Sociais da Universidade de Loughborough, Po rofessor Stuart Biddle estudou Psicologia da Atividade Física e Desporto na Pennsylvania State University. Lecionou no ensino superior desde 1979, período durante o qual ele efectuou PhD em Psicologia. Foi chefe da Escola de Desporto e das Ciências do Exercício 2001-2007.
Os seus principais interesses centram-se em aspectos comportamentais da atividade física, comportamentos sedentários e de saúde. Inicialmente focada em aspectos motivacionais e emocionais da atividade física, Stuart ampliou sua abordagem para incluir estudos da epidemiologia comportamental de comportamentos sedentários e atividade física, incluindo a investigação da prevalência de tais comportamentos nos jovens. Trabalhos recentes incluem uma intervenção para reduzir o sedentarismo em adultos jovens em risco de diabetes. Projetos de pesquisa atuais e recentes têm sido patrocinado pela Medical Research Council, British Heart Foundation, o NHS Scotland Saúde, Masterfoods, Sports Scotland, Health Clubs Esporta, a Fundação Coca-Cola, e a Fundação Golf.
Alguns dos trabalhos de investigação selecionados incluem: • Presidente do Grupo de Peritos em Comportamento, Sedentário & Obesidade, Departamento de Unidade de Saúde da Cruz Obesidade Governo, 2009-2010.
• Presidente, Painel de Revisão de Investigação da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Livre de Bruxelas, 2010-11
• Membro, Painel de Revisão, Nordic Ciências do Desporto, 2011.
• Professor Honorário Visitante da Universidade de Queensland, Austrália, 2006 –
• Membro do Comitê Executivo, Sociedade Internacional de Nutrição e Atividade Física Comportamental, 2007-2011.
• Presidente, Sociedade Internacional de Nutrição e Comportamento da Atividade Física, 2009-2010. • Membro do Painel de Revisão para a Escola do Movimento Humano da Universidade de Queensland (presidente da Escola de Pesquisa Painel de Revisão), 2005 • Membro, Conselho Consultivo Internacional, Centro de Pesquisa belga Nacional de Atividade Física e do Desporto, 2003-2007
Ele atualmente é membro do Conselho Editorial seguintes • International Journal of Behavioral Nutrition & Atividade Física, 2002 - • Psicologia do Desporto e Exercício, 2004 - • Medicina Preventiva, 2005 - • Scandinavian Journal of Science and Medicine in Sports, 2006 - • Revisão Europeu de Educação Física, 1995 –
• Revista de Psicologia del deportações, 1992 - • Studia Kinanthropologica, 1999 - • Jornal de Tianjin Instituto de Educação Física, 2001 -

Jorge Mota, MSc, PhD

Jorge Mota, MsC, PhD

O Prof Doutor Mota obteve seu doutoramento em Ciências do Desporto na Faculdade de Ciências Desporto da Universidade do Porto, em Portugal. Ele se juntou ao corpo docente da Universidade do Porto como Professor de Desporto de Recreação e Lazer, tendo sido o Reitor da Faculdade durante dois anos de 1996-1998. Atualmente o Dr. Mota é diretor do Centro de Investigação em Actividade Física, Saúde e Lazer e presidente da Assembleia Geral da Faculdade. É consultor para o Programa Nacional de Promoção da Atividade Física (MEXA-SE) e está envolvido em redes de promoção de atividade física, incluindo HEPA Europa e IPEN. A sua principal área de trabalho é em questões relacionadas com a atividade física, os seus efeitos na saúde, e, especificamente, a sua relação com as doenças não transmissíveis. O Prof Doutor Jorge Mota está também envolvido no desenvolvimento e implementação de programas relacionados com promoção de atividade física e saúde, tendo sido de autor de numerosas publicações avaliada por pares.

Organização:

Club Clínica das Conchasuhltgnosies

Apoio:

acsmexercise is medicine