Conselheiros Científicos

Constituem os representantes do Congresso junto da Comunidade Científica e Académica, nas Instituições de Ensino Superior onde se distinguem. Uma espécie de extensão do espírito PRACTICE para junto das Faculdades e Institutos, divulgando a aplicação da actividade e exercício físico, como ferramenta terapêutica. Providenciam auxílio na divulgação científica do congresso dentro do seu universo de estudantes, fomentam a submissão de trabalhos de investigação científica, e colaboram na avaliação científica enquanto júri das comunicações orais e/ou pósters moderados

Evangelista Rocha, MD, PhD

Evangelista Rocha, MD, PhD

É Especialista em Cardiologia (Assistente Graduado – grau de Consultor – no Hospital Militar Principal) e em Medicina Interna. Acumula o cargo de Professor Auxiliar da Faculdade de Medicina de Lisboa – Regente de Epidemiologia e de Epidemiologia Clínica. Coordena a Prevenção Cardiovascular da Sociedade Portuguesa de Cardiologia. É Membro do Conselho Científico e do Corpo Redactorial da Revista Portuguesa de Cardiologia. É igualmente Editor adjunto da Revista Factores de Risco. Percurso de investigação: Comunicações orais/cartazes 98; Publicações 125; Lições-Palestras-Mesas Redondas 200+

João Gamelas, MD, PhD

João Gamelas, MD, PhD

É médico Especialista em Ortopedia e Traumatologia desde Fevereiro de 1997 e em Medicina Desportiva desde 2003. Doutorado em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, em Janeiro de 2007, na especialidade de Cirurgia/Ortopedia. Acumula as funções de Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa desde Abril de 2007. É igualmente docente da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa desde 2005, no curso de “Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde” e no Programa Avançado de Gestão em Saúde. É presidente da Secção do Joelho da SPOT - Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia nos biénio 2008-2009 e 2010-2011, tendo sido membro da Direcção da SPOT - Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia em 2008.
Em termos clínicos desempenha funções de Director da Unidade de Ortopedia do British Hospital – Lisbon XXI desde Setembro de 2005. É Membro da Direcção Clínica da Portugal Telecom - Associação de Cuidados de Saúde desde Dezembro de 2009,e Presidente do Conselho Geral da APEGSAÚDE – Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão de Saúde, desde 2007.
Foi Director do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental no triénio 2006-2009.

Fernando da Fonseca, MD, MSc, PhD

Fernando da Fonseca, MD, MSc, PhD

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto Mestre em Medicina do Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra;
Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Coimbra;
Exerce as funções de Professor de Ortopedia da Faculdade de Medicina de Coimbra que acumula com as de especialista do Hospital da Universidade de Coimbra e Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI (FCS-UBI);
Coordenador da Unidade de Cirurgia do Ambulatório dos HUC (2008-2012);
Director da Área de Gestão Integrada Cirúrgica 2 dos HUC (2010-2012);
Director do Serviço de Ortopedia dos HUC (desde 1-10-2011);
Investigador no departamento de Biomecânica da Universidade de Aveiro; Nos últimos anos tem dado atenção aos problemas biomecânicos do joelho e da cirurgia assistida por computador, tendo desenvolvido um novo protótipo de haste femoral em ATJ, estando em desenvolvimento um novo conceito de artroplastia patelo-femoral e de navegação assistida por computador em cirurgia artroscópica;
Director da Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia;
Membro e Presidente da Direcção da Secção de Patologia do Joelho da SPOT entre 1996 e 2005 (Presidente de 2001 a 2005);
Member-at-larger da ESSKA (2003-2004); Secretário-geral da SPOT (2006 e 2009);
Peer-reviewer da Osteoarthritis e Cartilage (IF=4); Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa do Joelho da SPOT (2009-2011); Presidente eleito da Assembleia geral da SPOT (2012); Foi vencedor de vários prémios e menções honrosas; É autor de diversos artigos publicados em Portugal quer em Revistas Internacionais

João Páscoa Pinheiro, MD, PhD

João Páscoa Pinheiro, MD, PhD

É médico especialista em Medicina Física e Reabilitação e Medicina Desportiva, exercendo actividade clínica nos Hospitais Universitários de Coimbra. Lecciona na Faculdade de Medicina – Universidade de Coimbra. É membro da Academia Europeia de Reabilitação. As suas principais linhas de investigação são: patologia do joelho e reabilitação; dor lombar crónica e medicina de reabilitação; esclerose múltipla e medicina de reabilitação; agentes físicos / electroterapia e medicina de reabilitação; medicina da actividade física.

Francisco Saavedra, PhD

Francisco Saavedra, PhD

Doutorado em Ciências do Desporto, pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (2005). Presentemente Francisco Saavedra, é Professor e Pesquisador da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD, Vila Real); Diretor do 3º Ciclo (Doutoramento) em Ciências do Desporto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro  (UTAD, Vila Real); Diretor do 2º Ciclo (Mestrado) em Ciências do Desporto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD, Vila Real); Diretor do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD); Coordenador do Grupo de Investigação Saúde do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD). Francisco Saavedra, está envolvido em projetos de investigação centrados nas temáticas da atividade física como fator de saúde e bem-estar. A sua área científica de interesse foca-se essencialmente pelo estudo do dispêndio energético em atividades físicas e desportivas e influência de fatores, morfológicos, genéticos e de estilos de vida ao longo do ciclo da vida.

Jorge Mota, MSc, PhD

Jorge Mota, PhD

O Prof Doutor Mota obteve seu doutoramento em Ciências do Desporto na Faculdade de Ciências Desporto da Universidade do Porto, em Portugal. Ele se juntou ao corpo docente da Universidade do Porto como Professor de Desporto de Recreação e Lazer, tendo sido o Reitor da Faculdade durante dois anos de 1996-1998. Atualmente o Dr. Mota é diretor do Centro de Investigação em Actividade Física, Saúde e Lazer e presidente da Assembleia Geral da Faculdade. É consultor para o Programa Nacional de Promoção da Atividade Física (MEXA-SE) e está envolvido em redes de promoção de atividade física, incluindo HEPA Europa e IPEN. A sua principal área de trabalho é em questões relacionadas com a atividade física, os seus efeitos na saúde, e, especificamente, a sua relação com as doenças não transmissíveis. O Prof Doutor Jorge Mota está também envolvido no desenvolvimento e implementação de programas relacionados com promoção de atividade física e saúde, tendo sido de autor de numerosas publicações avaliada por pares.

Manuel João Silva, MsC, PhD

Manuel João Silva, MsC, PhD

Nascido em 25 de junho de 1968 (Coimbra). Depois de terminar o ensino secundário na Escola Secundária Infanta D. Maria (1986), mudou-se para Lisboa onde completou um Diplom de 5 anos em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade Técnica de Lisboa (1986-1991). Obteve o grau de Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (1993-1996). Ganhou uma bolsa da Fundação Português de Ciência e Tecnologia e estudou em Michigan State University, como parte do Programa de Doutoramento em Ciências do Desporto - obtido na Universidade de Coimbra (1998-2002).
Desde 1994, a atuar como membro do corpo docente na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
PROGRAMAS DE GRADUAÇÃO: [1] Cineantropometria e Auxologia, 1 º semestre; [2] Motor de Desenvolvimento e Adaptação, 2 º semestre; [3] Métodos de Treinamento em Condicionamento Físico, 1 º semestre; [4] Esportes, Juventude 2 º semestre.
PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: [1] Auxologia e Desenvolvimento Motor, Msc em Biokinetics [2];
Gasto Energético e Atividade Física, Mestrado em Actividade Física em Contexto Escolar e Mestrado em Exercício e Saúde para Grupos Especiais; [3] Lifespan Física e Lazer atividades, Mestrado em lazer e Desenvolvimento local; [4] Prontidão e Talento no Esporte Elite, Mestre em Desporto de Jovens.
Atuou como coordenador do Escritório Internacional (2002-2008), Presidente do Conselho Pedagógico (2002-2004), Vice-Presidente do Conselho Científico (2004-2009) e Presidente da Assembleia (2006-2009). Atualmente, é coordenador do Centro de Pesquisa de Esporte e Atividade Física (2009-2011), do Mestrado em Desporto de Jovens (2005 -...), do Doutorado em Treino Desportivo (2008 -...) e Vice-Reitor (2009-2011)

Rute Santos, PhD

Licenciada em educação Física e Desporto – Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física – Universidade do Porto.
Mestre em Ciências do Desporto – Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física – Universidade do Porto.
Doutorada em Atividade Física e Saúde – Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer – Faculdade de Desporto– Universidade do Porto.
Professora Auxiliar Instituto Superior da Maia
Diretora do Centro de Investigação em Desporto e Atividade Física – Instituto Superior da Maia
Professora Auxilar Instituto de Educação da Universidade do Minho

Mário Marques, MSc, PhD

Mário Marques, MsC, PhD

Licenciou-se em Desporto e Educação Física no Instituto de Ciências do Desporto e Educação Física da Maia (1998) com o Projeto: Os Efeitos de dois programas de treino de resistência em jogadores de ténis. Realizou Mestrado em Ciência Ciências do Desporto no Comitê Olímpico Espanhol, Madrid, Espanha, com a dissertação: Treino de Endurance em jogadores de ténis (2001). Realizou um doutoramento em Ciências do Desporto na Cum Laude Universidade de Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha, com a dissertação: Relationships between strength training and velocity in throwing, displacement and jumping (2007), que foi premiado pelo seu mérito. Entra as suas atuais atividades científicas e profissionais destacam-se: Professor e Pesquisador da Universidade da Beira Interior em Ciências do Desporto Departamento (UBI, Covilhã); Diretor do Programa de Doutoramento na Universidade da Beira Interior em Ciências do Desporto Departamento (UBI, Covilhã); Director do Programa de Mestrados de Ciência na Universidade da Beira Interior em Ciências do Desporto Departamento (UBI, Covilhã); Director do laboratório de Movimento Humano na Universidade da Beira Interior em Ciências do Desporto Departamento (UBI, Covilhã).
Seus domínios científicos são Ciências do Desporto, o treino de força, resistência e gasto energético, Periodização em Eventos, Biomecânica, entre outros. Ele publicou livros e artigos em revistas como Journal of Sports Science & Medicine, Strength & Conditioning Journal, Journal of Strength & Conditioning Research, entre outros. Ele também é um crítico em periódicos científicos com revisor (Journal of Human Kinetics, Intentional Journal of Sport Performance and Physiology, Physical Therapy Today, International Sport Med Journal, European Journal of Sports Sciences, entre outros) Ele é um editor associado da revista International Journal of Volleyball Research, Journal of Physical Education and Sport and The Journal of Human Sports and Exercise, e membro do Conselho Editorial do Journal of Human Kinetics, International Journal of Motor Learning and Sport Performance, and The Journal of Human Sports and Exercise.

Rita Santos Rocha, PhD

Rita Santos Rocha, PhD

Diretora, Professor Coordenadora da Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém (ESDRM-IPS)
Coordenadora do Mestrado em Atividade Física em Populações Especiais (ESDRM-IPS)
Neuromechanics of Human Movement group - Centro Interdisciplinar de Estudo da
Performance Humana - Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa (CIPER-FMH)
Comissão Científica da Escola Nacional de Ginástica – Federação de Ginástica de Portugal (FGP)
Standards Council – European Health & Fitness Association (EHFA)

Analiza Mónica Silva, PhD

Analiza Mónica Silva, PhD

Investigadora/Professora Auxiliar da Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa
Doutoramento na especialidade de Saúde e Condição Física pela Universidade Técnica de Lisboa
Pós-doutoramento na área da Composição Corporal Humana pela Columbia University-Eua

António Palmeira, MsC, PhD

António Palmeira, MsC, PhD

Dr. Palmeira é Professor Associado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Faculdade de Educação Física e Desporto, em Lisboa, Portugal. Ele tem um background académico multidisciplinar, em Educação Física e Desporto (Licenciatura), Psicologia do Desporto (MSc) e Exercício e Saúde (PhD), graus todos da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. Na Universidade Lusófona, ele é coordenador do Centro de Estudos em Exercício e Saúde desde 2005 e Diretor do Programa de Mestrado em Exercício e Bem-Estar. Mudança de comportamento no tratamento da obesidade é o seu principal foco de pesquisa. Ele começou a olhar para o poder preditivo das teorias de mudança várias comportamento, e agora ele está se estreitando seu foco para o papel de mudanças no tratamento bem-estar subjetivo e variáveis imagem corporal como preditores potenciais de longo prazo perda de peso. Ele apresenta o seu trabalho regularmente em ISBNPA, NAASO / A Sociedade de Obesidade e em conferências Psicologia do Desporto e Exercício. Ele ganhou um prêmio nacional como um jovem investigador em ciências do desporto e do trabalho desenvolvido com a sua tese de mestrado toped 2 º lugar no Prêmio European Young Investigator da Federação Europeia de Psicologia do Desporto e Exercício.
Atualmente seu foco é sobre o papel do exercício na obesidade do adolescente. Ele trabalha no projeto TOP (Tratamento da Obesidade Pediátrica - Tratamento da Obesidade Pediátrica), com o adolescente obeso Consulte no Hospital de Santa Maria, que recebeu um financiamento da Fundação Ciência Português para 2010-2013.
É o Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto (SPPD), participou ativamente na formação da Rede Europeia de Jovens Especialista em Psicologia do Desporto (ENYSSP).

Armando Raimundo, MsC, PhD

Armando Raimundo, MsC, PhD

Prof. Auxiliar da Universidade de Évora, Licenciado em Educação Física e Desporto (FMH-UTL, 1992), Mestre Europeu em Exercício e Saúde (FMH-UTL, 1999), Doutor Europeu (Universidade da Extremadura – Espanha, 2006). É o responsável pelo Proto Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora, Director da Licenciatura em Ciências do Desporto, Director do Curso de Mestrado em Exercício e Saúde. Membro do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano. Palavras chave relacionadas com a investigação: Exercício vibratório; Envelhecimento; Obesidade; Densidade Mineral Óssea; Composição Corporal.

Rodrigo Ruivo, MSc, PhD student

Rodrigo Ruivo, MSc, PhD student

Director Centro Exercício Club Clínica das Conchas
Docente Convidado na Licenciatura de Educação Física ISCE
Doutorando em Ciências do Desporto Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH-UTL)
Mestre Exercício e Saúde, FMH-UTL
Diplomado pelo Colégio Americano de Medicina Deportiva – ACSM Health& Fitness Instructor
Investigador, prelector e autor de trabalhos na temática do Complexo Articular do Ombro

Patrícia Almeida, PT, MsC, PhD student

Patrícia Almeida, PT, MsC, PhD student

Mestre em ciências da Fisioterapia
Directora e docente do Curso de Licenciatura em Fisioterapia
Docente na área de Neurologia, Processo da fisioterapia, Raciocínio Clínico
Presidente do Conselho Pedagógico da ESSA
Co-coordenadora e docente do Mestrado em Reabilitação Neurológica – especialidade para fisioterapeutas, organizado em parceria com a Universidade Católica Portuguesa (1ª edição 2006-2008; 2º edição 2007-2009)
Membro do Conselho de Mestrado de Fisioterapia da ESSA
Representante Portuguesa na European Network of Physiotherapy Higher Education
Doutoranda em Ciências da Saúde - especialidade em Reabilitação Neurológica do Instituto de
Ciências da Saúde da Universidade Católica de Lisboa

Teresa Tomás, PT, MSc, PhD

Teresa Tomás, PT, MsC, PhD

Bacharelato em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão, Licenciada em Educação Especial e Reabilitação em 1996, pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, Mestrado em 2002 na mesma faculdade sobre "Inter-relações entre a força do quadricípete e a densidade mineral óssea da tíbia em mulheres idosas activas" e desenvolveu o seu estudo de Doutoramento no tema “Efeitos de um programa de exercício físico na condição física de doentes com polineuropatia amiloidótica familiar submetidos a transplante hepático” de 2006 a 2011.
É Fisioterapeuta e docente na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) em regime de exclusividade desde 2003, assumindo a função de Professora Adjunta em 2007 responsável pelas unidades curriculares de Fisioterapia Cárdiorrespiratória I e II, pelas unidades curriculares de Fisiologia do Exercício nos cursos de Fisioterapia, Cardiopneumologia e Ortoprotesia. Colabora na orientação de trabalhos de investigação nas unidades curriculares de Investigação em Fisioterapia. É a Coordenadora da área Científica da Fisioterapia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa desde Janeiro 2013.

Organização:

Club Clínica das Conchasuhltgnosies

Apoio:

acsmexercise is medicine